domingo, 20 de março de 2022

[Resenha] O Esqueleto de Carneiro Vilela é Adaptado para os Quadrinhos por Roberta Cirne no Projeto Sombras do Recife

 

    Vamos por partes; O Esqueleto é uma história de paixão e terror escrita por Carneiro Vilela. Foi publicada originalmente em livro em 1872 como O Esqueleto Crônica Fantástica de Olinda. Se o leitor der um clique para ampliar a capa do quadrinho nesta resenha, verá que Roberta Cirne, a escritora e desenhista que adaptou a história, manteve a grafia original da época no título da edição. Mas antes de falar da história, vamos falar da adaptação.

    Roberta Cirne é a autora da série Sombras do Recife, onde ela transforma em quadrinhos e contos as lendas de fantasmas de sua cidade. O Esqueleto é uma história criada e escrita por Carneiro Vilela, mas faz parte dessa tradição de histórias assombradas do Recife. Um livro tão antigo quanto Noite na Taverna, mas que foi muito pouco republicado com o tempo. Assim, Roberta Cirne resolveu adaptar O Esqueleto para os quadrinhos como parte de seu projeto transmídia Sombras do Recife.

    Agora sim, vamos a história O Esqueleto: Lívia foi morar com os tios e primos depois da morte de seus pais. O tio de Lívia é um fazendeiro e ela e seu primo, Felipe, se apaixonaram com a convivência. Chega o dia em que o pai de Felipe envia o filho para estudar direito na capital e lá, Felipe se entrega aos prazeres mundanos. Lívia pressente que está perdendo o amor de Felipe e se entrega a ele quando ele volta para a fazenda para uma de suas férias.

    Passadas as férias, novamente na cidade, Felipe logo se entrega novamente e com gosto à vida boêmia dos estudantes de direito. Nada é tão ruim que não possa ficar pior, Felipe se envolve com Maria e o irmão desta moça o força a casar. Lívia pressentindo os acontecimentos, morre de desgosto. O casamento de Felipe com Maria é marcado por uma visão de Maria com o fantasma de Lívia. Será o início de uma maldição?

    É uma história de terror e paixão onde realismo e sobrenatural convergem numa harmonia macabra. O texto de Carneiro Vilela adaptado no traço de Roberta Cirne ganha elementos surrealistas com direito a uma citação gráfica de Salvador Dalí. A arte brilha em nuances e detalhes que fazem os leitores folhearem a edição horas e horas em contemplação e busca de mais detalhes. Uma aula de narrativa gráfica, de desenho, de arte-final, de sombra, luz etc. Uma belíssima edição para fãs de quadrinhos e de desenho em geral. Uma declaração de amor a histórias de terror em geral e a obra de Carneiro Vilela em particular. Mais uma vez, Roberta Cirne nos brinda com uma obra-prima em quadrinhos.

    O preço da edição é de R$ 40,00 (mais eventual frete), miolo preto e branco, grampeada, formato europeu (Asterix etc.), capa e contracapa em papel cartão, em cores com artes de Roberta Cirne. Se demorar um pouco é porque os apoiadores do financiamento coletivo ainda estão recebendo. O quadrinho se encontra em venda direta com a autora em suas redes sociais no Face, Insta e Twitter. Mais detalhes no site Sombras do Recife.

Boas leituras!

Rodrigo Rosas Campos

2 comentários:

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...