terça-feira, 1 de março de 2022

[Matéria] Ozob para 3D&T


Adaptação livre e sem fins comerciais de Rodrigo Rosas Campos

 
Desaconselhável para menores de 18 anos!


    Antes de mais nada, devemos elencar que regras de 3D&T devemos usar para adaptar o Ozob para o sistema. Ozob nasceu para cenários do tipo cyberpunk e estreou no Nerd Cast RPG Cyberpunk que utilizou o sistema de RPG de mesa oficial de Star Wars para d20 (não estou de zoeira, juro). O personagem foi criado e interpretado pelo jogador Deive Pazos. As regras de 3D&T que se encaixam na temática são: munição limitada a zero ponto; corta a magia e os superpoderes, salvo quando o superpoder puder ser justificado por implantes cibernéticos.


    As vantagens únicas permitidas são humanos, ciborgues, androides e robôs positrônicos. Lembrando que replicantes são organismos humanos sintéticos com má fama (-1 ponto) replicantes, ou seja, eles são orgânicos, não robôs mecatrônicos. O Ozob é um replicante e é procurado, possui má fama (replicante procurado). Implantes cibernéticos são comuns em cenários cyberpunks, logo, todo ciborgue terá cérebro orgânico (-1 ponto). O Ozob tem uma coluna artificial que aumenta sua força em nível sobre-humano, logo é um ciborgue em termos de regras de 3D&T.


    Para os que tiverem o livro Mega City para 3D&T, também valem as regras mecânicas dos capítulos 4 (detalhando o uso de constructos e armas) e 6 (com desvantagens realistas extras para personagens humanos) deste livro. Caso você não tenha Mega City para 3D&T, não se preocupe, explicarei o que tirei de lá para criar a ficha do Ozob.


    Querendo regras de naves espaciais, estações etc., as regras mecânicas dos livros da série (e dos arquivos gratuitos de) Brigada Ligeira Estelar para 3D&T são altamente recomendados. O livro Brigada Ligeira Estelar também tem regras de como interpretar a magia como sendo tecnologia; eu achei forçado, sendo que as perícias do manual básico já dão conta de muita coisa, mas é uma alternativa em seu grupo e as regras mecânicas já estão lá e detalhadas.


    Aos mestres, aconselho que permitam aos jogadores terem 7 pontos de personagens iniciais. Afinal, os cenários cyberpunks são bem difíceis. Posso até tirar 2 pontos do Ozob, mas tendo em vista o que ele foi projetado para fazer, especialista em explosivos em mineração em outro planeta, 2 pontos a menos de personagens e só com -3 de desvantagens para 3D&T o colocariam num estágio anterior ao do Nerd Cast RPG Cyberpunk.


    Ambientação: bom para a ambientação específica do Ozob, você pode começar ouvindo o Nerd Cast RPG Cyberpunk partes 1, 2 e 3 onde o Ozob foi interpretado pelo Deive Pazos (seu criador) com o Jovem Nerd como mestre e outros jogadores (e seus respectivos personagens). Você também pode ler o livro Ozob: Protocolo Molotov, de Deive Pazos e Leonel Caldela. Também recomendo a leitura de Neuromancer de William Gibson. Afinal, foi neste livro que o cyberpunk se consagrou como gênero derivado de distopias anteriores como 1984 (George Orwell), Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) e Fahrenheit 451 (Ray Bradbury). Como Ozob é um replicante, também indico o livro de Philip K. Dick, Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? onde o conceito de replicante foi criado. Se você for mestre e quiser usar o Ozob como NPC em um cenário realmente mais rico e robusto, todos esses livros são leituras altamente indicadas. Agora, vamos a uma ficha possível do Ozob:




    3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha - Ficha de Personagem
    Nome: Ozob
    Pontos: 7
    Características:
    Força: 1
    Habilidade: 1
    Resistência: 1
    Armadura: 2
    Poder De Fogo: 2
    Pontos de Vida: 5
    Pontos de Magia: 5
    Pontos de Experiência:
    Vantagens: esportes (2 pontos); arrombamento, mecânica e armadilhas (1 ponto); condução, furtividade e intimidação (1 ponto).
    Desvantagens: ciborgue (-1 ponto) cérebro orgânico; ponto fraco (-1 ponto); munição limitada (0 ponto); sanguinário (-1 ponto); má fama (-1 ponto) replicante procurado.
    Tipos de Dano:
    Força: corte e perfuração (facas de combate).
    Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
    Magias Conhecidas: nenhuma.
    Dinheiro e Itens: dinheiro a calcular; ferramentas de trabalho, explosivos e armas.

    História: Nerdcast RPG Cyberpunk, criado por Deive Pazos e mestrado pelo Jovem Nerd. Observação: sanguinário é uma desvantagem do livro Mega City para 3D&T, significa que o personagem só se considerará vitorioso em uma luta se matar o inimigo.


    Caso o mestre não permita que os jogadores comecem com 7 pontos, vai aí uma versão mais noob do Ozob.


    3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha - Ficha de Personagem
    Nome: Ozob
    Pontos: 5
    Características:
    Força: 1
    Habilidade: 1
    Resistência: 1
    Armadura: 0
    Poder De Fogo: 2
    Pontos de Vida: 5
    Pontos de Magia: 5
    Pontos de Experiência:
    Vantagens: acrobacia, alpinismo e artes marciais (1 ponto); arrombamento, mecânica e armadilhas (1 ponto); condução, furtividade e intimidação (1 ponto).
    Desvantagens: ciborgue (-1 ponto) cérebro orgânico; ponto fraco (-1 ponto); munição limitada (0 ponto); má fama (-1 ponto) replicante procurado.
    Tipos de Dano:
    Força: corte e perfuração (facas de combate).
    Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
    Magias Conhecidas: nenhuma.
    Dinheiro e Itens: dinheiro a calcular; ferramentas de trabalho, explosivos e armas.
    História: Nerdcast RPG Cyberpunk, criado por Deive Pazos e mestrado pelo Jovem Nerd.

    Se bem que o ideal é o mestre exigir que os jogadores criem seus próprios personagens, neste caso, os Ozobs acima são NPCs ou modelos. 

Observação: Este texto precisou de correções em 20/07/2022.

    Este texto foi feito antes das mudanças de 3D&T, ainda utiliza as regras de 2015.

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