sábado, 20 de agosto de 2022

[Resenha] Almanaque da Tina #01

    Há algum tempo, a série Almanaque Turma da Tina foi cancelada. Justamente quando a Graphic MSP Tina: Respeito foi lançada com sucesso, nunca entenderei isso. O mesmo aconteceu com as séries Almanaque Turma do Penadinho e Almanaque Turma do Astronauta. Estas séries foram iniciadas na editora Globo, chegaram na Panini com numeração renovada e foram descontinuadas justamente quando seus personagens títulos ganhavam maior destaque. Eis que, em agosto de 2022, tenho uma boa surpresa, vejo em bancas o Almanaque da Tina número 1.

    Assim como o antigo Almanaque Turma da Tina, o novo Almanaque da Tina é destinado a republicar histórias antigas da Tina e de seus amigos, Rolo, Pipa e Zecão. Formatinho, desta vez com lombada grampeada, apesar do título almanaque, em cores, R$ 9,90.

    As histórias deste novo número 1 são excelentes, mas muitas já haviam sido republicadas até mesmo no antigo Almanaque Turma da Tina. Ou seja, apesar de ser uma excelente leitura para os fãs mais novos da Tina, a curadoria das histórias deixou muito a desejar para quem colecionava o antigo título.

    Pelo traço, pelo texto e pela história da Tina e de sua turma nos quadrinhos, o título seguirá misturando histórias de várias décadas, de um tempo em que os créditos específicos por histórias não eram colocados na linha do Maurício de Sousa. Já neste primeiro novo número 1, temos histórias até da década de 1980 do tempo da editora Abril.

    A Tina é a personagem adolescente do Maurício de Sousa, a verdadeira Mônica jovem, que apareceu nas histórias em 1970; como todos os bons personagem de quadrinhos, Tina e sua turma não envelhecem e suas histórias oscilam do ensino médio e os primeiros namoros ao primeiro emprego, ou seja, há uma Tina para cada história e a cronologia não é um fardo, todas as histórias podem ser lidas sem medo. Em 2019, Tina ganhou a Graphic MSP Respeito, escrita e ilustrada por Fefê Torquato. Ela é uma grande personagem dos quadrinhos brasileiros juntamente com seus amigos Rolo, Pipa e Zecão. Dito isso, só resta esperar que este Almanaque da Tina #01 seja o primeiro de uma série sem fim. Longa vida ao Almanaque da Tina!

    Boas Leituras,

    Rodrigo Rosas Campos

Um comentário:

  1. Tina é um quadrinho divertido. Super vale a pena ler qq coisa dela...🙌💚😘

    ResponderExcluir

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...