segunda-feira, 15 de agosto de 2022

[Resenha] Um Dia Como Qualquer Outro, Contos Diversos de Melissa Barbosa


    Um Dia Como Qualquer Outro é o primeiro livro de contos publicado por Melissa Barbosa pela editora Giostri. Possui várias histórias curtas, contos, de temáticas bem variadas sendo a maioria de duas páginas. No total, o livro tem 84 páginas.

    Não há como falar de conto a conto, uma vez que são curtos, mas alguns destaques precisam ser feitos. O que dá título ao volume, Um Dia Como Qualquer Outro, fala de um ônibus em que os passageiros e o motorista entram no que parece um estranho nevoeiro. Eles começam a achar que morreram e surgem discussão e debates sobre a vida, a morte, o medo de morrer ou de deixar algo incompleto.

    Outros contos propõe a mesma pegada, de repente, a realidade apresenta uma brecha e algo fantástico surge como uma metáfora literal dentro da trama para falar do modo passivo como as pessoas passam a aceitar qualquer coisa em seus cotidianos, como peixes nadando no ar. Em outros contos, as pessoas resistem, mas resistem como podem.

    A pegada geral do livro é bem surreal. A autora enfatiza as estranhezas do cotidiano sob a forma de uma fantasia que reflete sobre a realidade. O resultado é uma fantasia onírica que permeia sonhos e pesadelos, pesadelos que se tornam sonhos, sonhos que se tornam pesadelos e assim por diante.

    Lançado em 2016, o livro está esgotado no site da autora (https://www.melissabarbosa.com.br/loja/), ou seja, os interessados terão que procurar sebos reais e virtuais e bibliotecas públicas. E para os que quiserem experimentar a versatilidade de Melissa Barbosa antes, ela também é autora e desenhista dos Quadrinhos Marotos (https://www.quadrinhosmarotos.com/).

    Boas leituras!

    Rodrigo Rosas Campos

Um comentário:

  1. Amo contos. Esse livro salvo engano ainda tem disponibilidade no Magazine Amazon. Tenho muita curiosidade em ler os contos dessa autora. Nem que seja meta para 2023...Livro nacional e contemporâneo é TDB. Grande abraço Rodrigo... (Mônica Carneiro).

    ResponderExcluir

Garimpando No Evento Feira do Lavradio: Leitura Recomendada da Revista Traços RJ 17 e 20

  Neste evento, o que foi garimpado não foi um quadrinho, mas sim um periódico novo. E essa nova proposta é uma leitura recomendada.     As ...