Um Dia Como Qualquer Outro é o primeiro livro de contos publicado por Melissa Barbosa pela editora Giostri. Possui várias histórias curtas, contos, de temáticas bem variadas sendo a maioria de duas páginas. No total, o livro tem 84 páginas.
Não há como falar de conto a conto, uma vez que são curtos, mas alguns destaques precisam ser feitos. O que dá título ao volume, Um Dia Como Qualquer Outro, fala de um ônibus em que os passageiros e o motorista entram no que parece um estranho nevoeiro. Eles começam a achar que morreram e surgem discussão e debates sobre a vida, a morte, o medo de morrer ou de deixar algo incompleto.
Outros contos propõe a mesma pegada, de repente, a realidade apresenta uma brecha e algo fantástico surge como uma metáfora literal dentro da trama para falar do modo passivo como as pessoas passam a aceitar qualquer coisa em seus cotidianos, como peixes nadando no ar. Em outros contos, as pessoas resistem, mas resistem como podem.
A pegada geral do livro é bem surreal. A autora enfatiza as estranhezas do cotidiano sob a forma de uma fantasia que reflete sobre a realidade. O resultado é uma fantasia onírica que permeia sonhos e pesadelos, pesadelos que se tornam sonhos, sonhos que se tornam pesadelos e assim por diante.
Lançado em 2016, o livro está esgotado no site da autora (https://www.melissabarbosa.com.br/loja/), ou seja, os interessados terão que procurar sebos reais e virtuais e bibliotecas públicas. E para os que quiserem experimentar a versatilidade de Melissa Barbosa antes, ela também é autora e desenhista dos Quadrinhos Marotos (https://www.quadrinhosmarotos.com/).
Boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos
Amo contos. Esse livro salvo engano ainda tem disponibilidade no Magazine Amazon. Tenho muita curiosidade em ler os contos dessa autora. Nem que seja meta para 2023...Livro nacional e contemporâneo é TDB. Grande abraço Rodrigo... (Mônica Carneiro).
ResponderExcluir