sábado, 27 de agosto de 2022

[Resenha] A Morta Apaixonada e Outros Contos de Théophile Gautier

   A Morta Apaixonada e Outros Contos de Théophile Gautier é uma publicação conjunta da editora Wish e da Clepsidra que traz quatro contos de terror de Gautier: A Morta Apaixonada, O Cachimbo de Ópio, O Pé da Múmia e O Cavaleiro Duplo. A Morta Apaixonada dá o título do volume e narra o romance proibido entre a vampira Clarimond e o padre Romuald, que passa a levar uma vida dupla por conta disso. Publicada originalmente em 1836 na França, A Morta Apaixonada é mais antiga do que Carmilla.

    O Cachimbo de Ópio é um título meio autoexplicativo e é considerado autobiográfico. Sob efeito de ópio, Théophile Gautier acreditou ter visto o fantasma de uma mulher desconhecida. Ela diz que se seu cadáver for beijado, poderá reviver por seis meses e viver um caso de amor com ele nesse meio tempo.

    Em O Pé da Múmia, um homem vai a um antiquário, acha que um pé mumificado é um pedaço quebrado de uma estátua e, mesmo depois do vendedor ter esclarecido o engano, ele compra esse pé mumificado de uma princesa egípcia para usar como peso de papel. A noite, a múmia, dona do pé, vai até a casa dele para ver se recupera o pé que falta. Eu sei, falando assim soa muito esquisito, mas você se surpreenderá com o meio e com o desfecho. A melhor história do livro!

    O Cavaleiro Duplo é a história de um nobre de nascimento suspeito que terá que enfrentar seu duplo místico de estrela vermelha para, enfim, saber de quem herdou tudo o que tem. Soa mais como uma história moralista que sobrenatural.

    Não esperem, caros(as) leitores(as), histórias de terror e horror macabras e sinistras, o tom dos textos, apesar de sobrenatural, é bem ameno. Como se fantasmas, múmias, duplos e vampiros fossem verdadeiramente corriqueiros e cotidianos. É uma excelente leitura se você não olhá-la com os olhos do presente e sim como uma etapa do que conhecemos como terror e horror hoje.

    Falando um pouco mais sobre as quatro histórias: o final d´A Morta Apaixonada é um tanto quanto abrupto, e até sem graça para falar a verdade, mas o conto é bom, apesar disso. Não chega a ser tão erótico ou empolgante quanto parece, mas é realmente bom. A originalidade de Clarimond se revela na capacidade dela entrar nos sonhos de seus amados e, ao contrário da maioria dos vampiros que só se aproveitam de suas vítimas e fingem sentimentos, ela tem uma capacidade legítima de amar seu objeto de desejo, sua vítima da vez. O Cachimbo de Ópio é divertido, mas é algo que você, com certeza, já leu de forma melhor ou pior com outro autor.

    O Pé da Múmia é a melhor história do livro, quebra todas as expectativas dos leitores e é a que tem os melhores diálogos. Sem dúvida, o mais inusitado de todos, mostrando a múmia não como um monstro, mas como uma boa negociadora, afável e adorável. Esse é um daqueles contos que comentar como se deve é só para quem leu tudo. Acredite, não há spoilers neste comentário, isso é só o começo. O Cavaleiro Duplo é a menos interessante, mas traz uma metáfora razoável da dicotomia humana, ainda que de forma maniqueísta e pueril.

    As ilustrações da capa e as novas ilustrações internas para A Morta Apaixonada são de Caroline Murta, há também fotos do autor e ilustrações variadas de vampiras na literatura, não apenas de Clarimond, mas de outras também. Os demais extras do livro acrescentam informações históricas sobre os textos. Há muitas notas de rodapé do tradutor, se bem que acho que um glossário no final seria melhor. Mas o principal extra do livro é o poema As Marcas Amarelas, também de Théophile Gautier, que versa sobre uma vampira em três versões; a versão original em francês; uma tradução mais livre, um tanto quanto literal e uma tradução mais técnica, procurando manter métrica e rimas do original em francês para o português.

    Há ainda um prefácio do tradutor sobre vampiros na literatura que é melhor deixar para o final por conter spoilers das histórias de Gautier no volume; uma biografia de Théophile Gautier escrita por um dos editores; agradecimentos e a lista dos apoiadores do financiamento coletivo. Sim, o livro foi publicado por financiamento coletivo em publicação conjunta entre as editoras Wish e Clepsidra. Já está a venda nos sites da Wish e da Clepsidra, na Wish está por R$ 54,00 (mais eventual frete).

    Para quem não conhece, a Wish e a Clepsidra são duas das editoras que costumam publicar no Brasil textos e livros que, apesar de estarem no domínio público há décadas, nunca foram publicados no Brasil ou que raramente foram republicados no Brasil, uma tendência desde os anos 2000 para preencher lacunas históricas de nosso mercado editorial. Bem verdade que o catálogo da Wish também é formado por livros contemporâneos, com coletâneas de novos autores e destaque para a pesquisa documental The Five.

Boas leituras,

Rodrigo Rosas Campos

P.S.: Adaptação livre de Clrarimond para o sistema de RPG 3D&T por Rodrigo Rosas Campos.

    3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
    Nome: Clarimond
    Pontos: 20
    Características:
    Força: 1
    Habilidade: 1
    Resistência: 5
    Armadura: 0
    Poder De Fogo: 0
    Pontos de Vida: 25
    Pontos de Magia: 25
    Pontos de Experiência:
    Vantagens: forma de névoa (1 ponto); imortal (1 ponto); invulnerabilidade (3 pontos) só fogo, água e magia ferem um vampiro; magia negra (1 ponto); riqueza (2 pontos); artes (2 pontos); audição aguçada, faro aguçado e radar (1 ponto); Aceleração (1 ponto); Manipulação (2 pontos); Magia elemental espírito (2 pontos).
    Desvantagens: vampiro (-1 ponto); dependência (0 ponto) sangue; maldição (0 ponto); fobia (-1 ponto) água benta; vulnerabilidade a químico (-1 ponto) água.
    Tipos de Dano:
    Força: esmagamento.
    Poder de Fogo:
    Magias Conhecidas: ela é uma NPC obrigatória, todas as magias disponíveis para magia negra e para magia elemental espírito com destaque para mundo dos sonhos.
    Dinheiro e Itens: não cabem aqui. Destaque para o palácio e para a tumba.
    História: A Morta Apaixonada de Théophile Gautier.

Um comentário:

  1. Uau parece ser muito bom esse livro. Contos de terror são tdb🙌

    ResponderExcluir

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...