quarta-feira, 27 de setembro de 2023

[Resenha] Escafandro: A Prisioneira de R. F. Lucchetti com Nova Roupagem de Laudo Ferreira

 

 

Esta história é aconselhável para maiores de 18 anos!

Pode acionar gatilhos!

    A série de revistas Escafandro, da Ultimato do Bacon Editora, nos traz A Prisioneira com texto de R. F. Lucchetti e desenhos, arte-final e cores de Laudo Ferreira. Sim, se você é das antigas, se trata da mesma história, o mesmo roteiro, que R. F. Lucchetti publicou numa Terror Especial de 1972 e republicou em Almanaque Terror Especial em 1975. Os desenhos originais foram de Nico Rosso e Kasuhiro Yoshikawa. Neste remake, o diretor…, digo, o desenhista Laudo Ferreira resgata a história com um novo traço e uma nova narrativa mantendo-a nos anos 1970.

    A Prisioneira conta a história de Leonor, que acusa o marido de ter uma amante e conspirar para roubar sua fortuna. Ela é internada em um manicômio como se sua história fosse um surto psicótico. Mas e se ela estiver falando a verdade? Será Leonor uma doente ou uma prisioneira?

    Leonor segue a tradição de narradores não confiáveis, basicamente, a história dá margem a várias interpretações e vieses. Isso não é tão simples de se fazer como parece, afinal, seja ela uma doente psiquiátrica ou uma prisioneira desacreditada, a parte mais aterrorizante é que ela não está bem em nenhuma das duas hipóteses. Ela está aprisionada em ambas as possibilidades. É a visão de quem lê que dará o veredito em meio ao desenrolar dos acontecimentos.

    Laudo Ferreira traduz este horror da desesperança com maestria tendo como base o mesmo texto de R. F. Lucchetti usado por Nico Rosso e Kasuhiro Yoshikawa em 1972. Os extras da edição trazem fotos das capas das revistas antigas e algumas fotos das páginas da história original, bem como fragmentos do roteiro.

    Escafandro: A Prisioneira é ao mesmo tempo uma nova edição e um resgate histórico, ou seria o oposto? Enfim, essa é uma pergunta que cada pessoa que ler responderá a sua maneira. Assim como é o olhar de cada pessoa que ler esta história que definirá se Leonor escapou ou não de sua condição e que condição afinal era essa; é o olhar de cada pessoa que ler esta história que colocará esta edição mais na categoria de inédita ou mais na categoria de resgate histórico.

    Escafandro: A Prisioneira está a venda na loja da Ultimato do Bacon e em livrarias e gibiterias reais e virtuais a R$ 22,00 mais eventual frete. Talvez os apoiadores do financiamento coletivo ainda estejam recebendo, portanto aguarde.

Boas leituras,

Rodrigo Rosas Campos

2 comentários:

  1. Deve ser legal a mulher c7umenta com seus devaneios 😂. Todavia ñ curti muito o traçado do desenho. Obrigada por compartilhar tua experiência de leitura. Mónica Carneiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. Obrigado por você também compartilhar suas experiências de leitura no YT.

      Excluir

Garimpando Em Gibiterias: Camelot 3000 de Mike W. Barr e Brian Bolland

+18     O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem em catálogo permanente tal como...