A história de Garrincha em quadrinhos com texto de Fabiano Santos e desenhos de Samuel Bono pela dobradinha Ultimato do Bacon e Memorabília do Esporte com reforço da Editora Universo Fantástico. Sim, três editoras juntas para trazer a história do anjo das pernas tortas, a alegria do povo, Mané Garrincha.
O texto do quadrinho foca na vida antes do futebol, a vida de operário, as constantes reprovações nas peneiras até ser descoberto pelo Botafogo atuando num time pequeno e a carreira esportiva como um todo, nada de fofocas ou escândalos, salvo o dia em que ele foi “resgatado” de um bar em Pau Grande pela equipe técnica da seleção brasileira. Enfim, é história com H maiúsculo, não há muito a dizer. Garrincha é um bom ponto de partida para a vida desse grande jogador e para a história do futebol brasileiro como um todo. O desenho, arte-final e cores são de Samuel Bono é são espetáculos a parte. É um quadrinho muito dinâmico que simula os quadrinhos e as cores dos anos 1960 com maestria.
Traz extras maravilhosos com destaque para um texto de Helio de La Peña. Mas também traz um texto dele, José Carlos Araújo, o verdadeiro Garotinho. Mas o melhor extra é saber que um dos editores da UB, Lucas Souza, um flamenguista roxo, editou páginas em que o anjo das pernas tortas humilha o rubro-negro. Na época de Garrincha, era um Mané que humilhava os joões. O preço da edição é de R$ 60,00 (mais eventual frete), miolo em cores, lombada quadrada, formato americano. Já nas lojas da Ultimato do Bacon e Memorabília do Esporte.
Boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos
Não sou fã do Mané Garrincha. Todavia deve ser uma bela homenagem a esse baixa talento do futebol. Grande abraço, Caramujo 🙌😘💙
ResponderExcluirEle foi bicampeão pela seleção brasileira. Fora os campeonatos que ganhou pelo Botafogo.
Excluir