sábado, 10 de junho de 2017

Projeto Mulheres Perigosas Conto a Conto: Parte 8 – Raisa Stepanova de Carrie Vaughn & Parte 9 - Lutando Com Jesus de Joe R. Lansdale

Rodrigo Rosas Campos

Antes de Continuar

    Antes de continuar, quero deixar bem claro que: a minha ideia original era fazer um post por conto, entretanto, apesar dos contos terem em média 20 páginas cada, há muito diálogo e muita descrição em cada um deles, logo, pouca história para muitas páginas. Se eu comentasse mais do que dois parágrafos sobre a maioria destes textos, eu entregaria os finais. Isso não é uma crítica negativa, é apenas uma característica da maioria destes autores.
 
Sempre Lembrando

    Mulheres Perigosas é um livro de contos de vários autores, organizado e editado por George R. R. Martin e Gardner Dozois. Foi publicado no Brasil pela Leya/Omelete, em 2017 com 736 páginas, 21 histórias, 21 autores. Cada conto é uma história diferente. Esqueça as donzelas em perigo, todos trazem mulheres como protagonistas fortes e ativas. Os contos não são resenhados na ordem em que aparecem, mas na ordem que eu for lendo; o livro tem uma introdução geral e uma pequena biografia por autor antes dos respectivos contos. Todos os textos foram publicados originalmente nos EUA em 2013.

O Primeiro Conto de Hoje: Raisa Stepanova

    Raisa Stepanova, escrito por Carrie Vaughn é o sexto conto do livro.

    Raisa Stepanova foi uma piloto de caça Yak soviética que encarou a Segunda Guerra Mundial tendo que se provar tão boa quanto seus pares homens e com o medo que seu irmão, um soldado soviético desaparecido, fosse considerado desertor caso não fosse novamente encontrado vivo ou morto.

    O elemento-chave dessa história é a angustia de Raisa a espera de notícias do irmão enquanto tenta seus quarto e quinto abates para ser considerada uma Às soviética. Através dessa personagem fictícia, a autora nos fala sobre a primeira piloto de caça soviética, considerada pela história da antiga URSS a primeira Ás e a primeira traidora das forças armadas de Stálin, Liliia Litviak.

    Um bom conto, muito agradável de ler, que alterna entre a narração em terceira pessoa com as cartas diárias que Raisa escreve ao seu irmão.

O Segundo Conto de Hoje: Lutando Com Jesus

    Lutando Com Jesus, de Joe R. Lansdale é o sétimo conto do livro.

    Um lutador de circuito clandestino de vale tudo, aonde o dinheiro é alto e há até risco de vida, ensina um jovem aprendiz a se defender de marginais em um bairro violento. Com o tempo, Marvin, o aprendiz de lutador, descobre que seu mentor e um de seus antigos adversários foram amaldiçoados por uma feiticeira e condenados a brigar eternamente pelo amor dela.

    Com todo seu conhecimento adquirido em literatura de terror, Marvin busca uma maneira de libertar seu mestre e o adversário eterno dele, Jesus, a Bomba, das garras místicas de Felina. Conseguirá o jovem Marvin quebrar esse feitiço ou ele próprio cairá nas garras da feiticeira?

    Essa é uma daquelas excelentes histórias, ricas em bons diálogos e detalhes que parecem ser destinadas a virar um episódio especial de Além da Imaginação. Não há, de fato, tantos acontecimentos relevantes e comentar além do que comentei seria dar spoilers. Todavia é um prato cheio para cenógrafos, roteiristas adaptadores, atores e diretores produzirem um bom curta ou um episódio de uma série de TV sem elenco fixo de personagens.

    E para deixar bem claro: se houver, entre vocês que leem estas linhas, aquele tipo de leitor que quando gosta não vê defeito, eu gostei desse conto, mas que o autor embroma, embroma.

    Próximo conto do projeto: Virgens.

    Boas leituras!

    P.S.: Este projeto dará uma longa pausa. Percebi que será mais produtivo acumular material do que ficar postando a medida que leio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...