Crônicas de Yavdoma de Tiago Lisboa (argumento), Jansen Azevedo (argumento e roteiro) e Lipe Diaz (arte) com concepção de arte de Leonardo Montenegro e concepção de arte inicial de Lipe Diaz. Este é o primeiro capítulo de uma série de quadrinhos num mundo de espada e feitiçaria. Um grupo de mercenários é contratado para invadir o território orc e trazer um orbe mágico.
Eydrinan, o mais jovem, é hesitante, mas seus diálogos com Kayla e Dorian mostram que o grupo não se vê como heróis aventureiros, mas como um bando de calejados mercenários imprudentes o suficiente para realizar qualquer serviço pelo qual sejam pagos. Ir além daqui é dar spoilers, uma vez que esta revista é só o primeiro capítulo de Crônicas de Yavdoma, que tem formato americano, é em cores e é publicada pela editora New Order, no site da editora com o frete e a taxa do boleto saiu a R$53,11.
Se você, leitor ou leitora, não curte quadrinhos que continuam, acompanhem resenhas futuras aqui ou pelo resto da Internet. O que posso garantir é que o modo como o grupo se refere a si mesmo e os acontecimentos desse primeiro capítulo me deixaram intrigados pela ausência de maniqueísmos apesar das aparências e visuais dos personagens.
Esta história em quadrinhos, Crônicas de Yavdoma, é parte de um projeto maior chamado Mundos RPG, também editado pela New Order. Como se trata de um mundo visivelmente inspirado em fantasia medieval, espada & feitiçaria e concebido para se jogar RPG, resolvi adaptar livremente os mercenários de Crônicas de Yavdoma para o sistema simples e fluído de EZ D6, RPG que garimpei no evento Iniciativa RPG do Rio de Janeiro entre 2 e 3 de agosto de 2025 (não sei quando você lê este texto neste presente eterno da Internet). As adaptações a seguir não estão 100% fiéis para evitar spoilers.
Ficha de Personagem Econômica de EZ D6
Nome: Ziphir
Karma: 3
Dado Heroico: 1
Trilha Heroica: gatuna.
Vida: 3 golpes.
Armadura: leve e ágil (salvaguarda contra ferimentos e salvaguarda milagrosa em 6, mas jogue dois dados e use o maior resultado).
Trunfos de Trilha Heroica: tarefas relacionadas a destreza e acrobacia.
Habilidades de Trilha Heroica: emboscada e truques.
Espécie: humana.
Inclinações: arrombamento de fechaduras; ataques giratórios ou ataques rápidos; caça armadilhas.
Aspectos: nunca demonstra emoções; viajou com uma trupe como contorcionista.
Círculo de Feitiçaria: não tem.
Equipamento: ferramentas de ladra.
Poções: 0
Armas: duas adagas longas.
Pergaminhos: 0
Padrão de vida:
( ) Miserável
( ) Quebrado
(x) Moderado
( ) Rico
( ) Riqueza de Nobre
( ) Riqueza de Rei/Realeza
Observação: é a ladina da maioria dos sistemas de RPG.
Ficha de Personagem Econômica de EZ D6
Nome: Kayla
Karma: 3
Dado Heroico: 1
Trilha Heroica: conjuradora.
Vida: 3 golpes.
Armadura: leve (salvaguarda contra ferimentos em 6; salvaguarda milagrosa em 6).
Trunfos de Trilha Heroica: tarefas relacionadas a mistérios da mágika.
Habilidades de Trilha Heroica: barreira mística; cajado ou varinha; maestria mágika; pesquisadora de feitiçaria.
Espécie: elfa.
Visão
crepuscular; trunfo para resistir a mágikas que afetam a mente.
Inclinações: nimbo de luz; vitória no fracasso.
Aspectos: estudou para ser uma escriba; uma eterna otimista.
Círculo de Feitiçaria: destruidora. Trunfo do círculo: detectora de magika. Desvantagem do círculo: risco de refluxo arcano.
Equipamento: varinha; antídoto de veneno.
Poções: 0
Armas: sem armas.
Pergaminhos: 0
Padrão de vida:
( ) Miserável
( ) Quebrado
(x) Moderado
( ) Rico
( ) Riqueza de Nobre
( ) Riqueza de Rei/Realeza
Ficha de Personagem Econômica de EZ D6
Nome: Eydrinan
Karma: 6
Dado Heroico: 1
Trilha Heroica: conjurador
Vida: 3 golpes.
Armadura: leve (salvaguarda contra ferimentos em 6; salvaguarda milagrosa em 6).
Trunfos de Trilha Heroica: tarefas relacionadas a mistérios da mágika.
Habilidades de Trilha Heroica: barreira mística; cajado ou varinha; maestria mágika; pesquisador de feitiçaria.
Espécie: humano.
Inclinações: vitória no fracasso; benção de berço; alquimista.
Trunfo em identificar substâncias.
Aspectos: pés ligeiros, estudou para ser um escriba.
Círculo de Feitiçaria: elementalista do fogo.
Dano extra a alvos vulneráveis a fogo.
Equipamento: varinha.
Poções: 2 de cura.
Armas:
Pergaminhos:
Padrão de vida:
( ) Miserável
( ) Quebrado
(x) Moderado
( ) Rico
( ) Riqueza de Nobre
( ) Riqueza de Rei/Realeza
Ficha de Personagem Econômica de EZ D6
Nome: Dorian
Karma: 3
Dado Heroico: 1
Trilha Heroica: brutamonte.
Vida: 5 golpes.
Armadura: leve (salvaguarda contra ferimentos em 6; salvaguarda milagrosa em 6).
Trunfos de Trilha Heroica: combate corpo a corpo e tarefas que usam força.
Habilidades de Trilha Heroica: enfurecer (sacrifica um golpe de vida para causar um golpe extra em alvos atingidos); superstição (trunfo para resistir a qualquer mágica indesejada).
Espécie: humano.
Inclinações: duro na queda; ataque giratório ou ataques rápidos; vontade de ferro.
Aspectos: sono muito leve; gladiador campeão.
Círculo de Feitiçaria: nenhum.
Equipamento: antídoto de veneno.
Poções: 0
Armas: espada longa.
Pergaminhos: 0
Padrão de vida:
( ) Miserável
( ) Quebrado
(x) Moderado
( ) Rico
( ) Riqueza de Nobre
( ) Riqueza de Rei/Realeza
Observação: é o bárbaro da maioria dos sistemas de RPG.
Ficha de Personagem Econômica de EZ D6
Nome: Galdar
Karma: 3
Dado Heroico: 2
Trilha Heroica: guerreiro.
Vida: 3 golpes.
Armadura: pesada (salvaguarda contra ferimentos em 3+ com escudo; 4+ sem escudo; salvaguarda milagrosa em 6).
Trunfos de Trilha Heroica: combate corpo a corpo e tarefas que exigem força.
Habilidades de Trilha Heroica: empunhadura dupla; golpes brutais; sacrifício do escudo.
Espécie: anão. Visão de túnel; trunfo para resistir a venenos.
Inclinações: ataques giratórios ou ataques rápidos; predestinado.
Aspectos: tem sono muito leve; possui um olfato altamente refinado.
Círculo de Feitiçaria: nenhum.
Equipamento: antídoto de veneno; bebida forte; cantil; bolso escondido.
Poções: 0
Armas: machado de duas mãos.
Pergaminhos: 0
Padrão de vida:
( ) Miserável
( ) Quebrado
(x) Moderado
( ) Rico
( ) Riqueza de Nobre
( ) Riqueza de Rei/Realeza
Observação: ao menos na primeira parte da história não possui escudo, só armadura.
P.S.: este desabafo é realmente necessário! Os profissionais envolvidos no projeto não tem culpa, mas editores e editoras não podem se comportar do jeito que a New Order se comportou comigo. Crônicas de Yavdoma era para ter sido vendida no já mencionado evento Iniciativa RPG no Rio de Janeiro, mas não esteve disponível por ineficiência da New Order. Deste modo, não pude pegar o autógrafo de Lipe Diaz que estava no evento. Assim sendo, comprei pelo site da New Order, quase não recebi, paguei para receber por sedex, tive meu pagamento confirmado e o pessoal da editora mandou a minha edição para outro lugar sendo que o próprio site da editora não acusava meu pagamento que tinha sido confirmado pelos bancos envolvidos. Recebi no final, mas foi um grande transtorno, se quiser um produto New Order, sugiro uma das muitas livrarias reais ou virtuais e acho que nem preciso dizer o nome da mais famosa livraria virtual em pleno 2025, não é mesmo?! Enfim, prestigiem os autores, desenhistas, arte-finalistas etc. que fazem as publicações da New Order, mas não os canais de vendas da editora New Order, que também usa Catarse e que também está mal com o público.
Boas leituras, bons jogos e até mais!
Rodrigo Rosas Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário