Fiz o garimpo do evento do RPG EZ D6, mas só criei fichas de humanos. Aliais, os detalhes da criação de personagens deixei lá. Aqui, me focarei no que ficou faltando. Voltando ao assunto, no dia seguinte do garimpo de EZ D6, havia multidões de anões, elfos, halflings e goblins, estes com tochas e ancinhos. Deste modo, decidi criar ao menos uma ficha para cada uma dessas espécies. No EZ D6, as raças são chamadas de espécies. Mas vamos começar esta matéria falando do como o EZ D6 favorece os humanos nos corações dos jogadores combeiros.
A única espécie que pode ter 3 inclinações iniciais para personagens jogadores é a humana, as demais, apenas 2. O resultado mais imediato disso é que conjuradores, frades/freiras e mestres de feras, equivalentes a conjuradores, clérigos e druidas respectivamente em outros sistemas, sempre serão mais poderosos quando personagens jogadores (arruaceiros) humanos no EZ D6.
Ainda que o jogador combe anão com guerreiro, por exemplo, o anão guerreiro só terá duas inclinações contra 3 de um humano. Ou seja, para essa parte da regra, anões, elfos, halflings e goblins devem reclamar com o DM Scotty, não comigo. Dito isso, pensando na Guilda do Combo, um grupo de mercenários que contratei para me defender da turba e que estão aqui presentes, o melhor conjurador é o humano mesmo, que estava de folga hoje.
Mas vamos pensar em como cada uma das demais espécies comba melhor em EZ D6. Começando pelo anão: o anão tem a visão de túnel, ou seja, enxerga melhor em luz fraca, e é mais resistente a venenos. Pensando em mestres, digo, em instigadores de confusão, um provador de comidas anão é uma excelente pedida em cortes nobres de todas as outras espécies. Voltando aos jogadores, vamos lá:
Ficha de Personagem Econômica de EZ D6
Nome: Ezeo
Karma: 3
Dado Heroico: 1
Trilha Heroica: guerreiro.
Vida: 3 golpes.
Armadura: pesada (salvaguarda contra ferimentos em 3+ com escudo; 4+ sem escudo; salvaguarda milagrosa em 6).
Trunfos de Trilha Heroica: combate corpo a corpo e tarefas que exigem força.
Habilidades de Trilha Heroica: empunhadura dupla; golpes brutais; sacrifício do escudo.
Espécie: anão. Visão de túnel.
Trunfo de anão: resistir a venenos.
Inclinações: ataques giratórios ou ataques rápidos; duro na queda.
Aspectos: gladiador campeão; possui um olfato altamente refinado.
Círculo de Feitiçaria: não possui.
Equipamento: mochila; martelo pequeno; 5 tochas; arpéu; bebida forte; baralho.
Poções: 0
Armas: machado de combate de uma mão e escudo.
Pergaminhos: 0
Padrão de vida:
( ) Miserável
( ) Quebrado
(x) Moderado
( ) Rico
( ) Riqueza de Nobre
( ) Riqueza de Rei/Realeza
Agora, vejamos o elfo, elfos têm visão crepuscular, ou seja, enxergam o dobro da distância em luz fraca, e ganham trunfos para resistir a magikas que afetam a mente. Tendo isso em vista, combam melhor com guardião(â) (ranger). Ártemis, a elfa guardiã da Guilda do Combo, permitiu que eu compartilhasse sua ficha com vocês.
Ficha de Personagem Econômica de EZ D6
Nome: Ártemis
Karma: 3
Dado Heroico: 1
Trilha Heroica: guardiã.
Vida: 3 golpes.
Armadura: média (salvaguarda contra ferimentos em 5+; salvaguarda milagrosa em 6).
Trunfos de Trilha Heroica: armas de disparo e tarefas em ambientes selvagens.
Habilidades de Trilha Heroica: forrageadora; rastreadora de trilhas.
Espécie: elfa. Visão crepuscular. Trunfo para resistir a magikas que afetam a mente.
Inclinações: percepção aguçada; caça-armadilhas.
Aspectos: cozinheira renomada; pés ligeiros.
Círculo de Feitiçaria: não possui.
Equipamento: corda fina, mas resistente de 15 m; faca; antídoto de veneno; provisões conservadas e bolsa impermeável.
Poções: 0
Armas: facão, arco e flechas.
Pergaminhos: 0
Padrão de vida:
( ) Miserável
( ) Quebrada
( ) Moderada
(x) Rica
( ) Riqueza de Nobre
( ) Riqueza de Rei/Realeza
Observação: por gostar de viver majoritariamente em florestas e por ser muito requisitada mais como guia ou guarda-costas do que como rastejante de masmorras ou outras missões fora de ambientes florestais, ela tem poucas opções de gasto de dinheiro ou loot.
Agora vamos ao halfling da minha equipe de protetores: Pedrinho contraria em munto os hábitos de seu povo, é um desbravador. Mas halflings são halflings, e priorizam sempre a segurança e o conforto em qualquer lugar, possuem “outro café da manhã”, uma poção de cura que recupera 2 golpes e pode ser bebida em uma ação livre. Inimigos maiores que ele, quase todos, tem dificuldade em acertá-lo (+1 no número alvo em ataque contra halflings).
Ficha de Personagem Econômica de EZ D6
Nome: Pedrinho
Karma: 3
Dado Heroico: 1
Trilha Heroica: desbravador.
Vida: 3 golpes.
Armadura: média (salvaguarda contra ferimentos em 5+; salvaguarda milagrosa em 6).
Trunfos de Trilha Heroica: armas corpo a corpo ou de disparo, além de tarefas de espeleologia e exploração subterrânea.
Habilidades de Trilha Heroica: equipamento; versátil, uma inclinação bônus voltada a trilha heroica.
Espécie: halfling. Outro café da manhã e inimigos maiores têm dificuldades em lhe acertar (+1 no número alvo para ataques contra você).
Inclinações: caça armadilhas; dândi; sentido de perigo.
Aspectos: cozinheiro renomado; pés ligeiros.
Círculo de Feitiçaria: não possui.
Equipamento: kit de escalada com 24 pitons pequenos atrelados a anéis metálicos para amarrar cordas; 15 m de uma corda fina e forte; 5 tochas; um pequeno martelo e bastões de giz branco.
Poções: 1 de cura que restaura 2 golpes.
Armas: besta, flechas.
Pergaminhos: 0
Padrão de vida:
( ) Miserável
( ) Quebrado
(x) Moderado
( ) Rico
( ) Riqueza de Nobre
( ) Riqueza de Rei/Realeza
Observação: ao contrário da elfa, que economiza bastante, esse não fica rico por curtir muito uma boa festa, uma boa cerveja, uma boa companhia e uma boa erva de halfling.
Notaram que desbravador também combinaria com anão tanto quanto guerreiro? Que halfilings também dariam excelentes gatunos? Pois é, em EZ D6, qualquer espécie pode pegar qualquer trilha heroica, mas as regras trapaceiam descaradamente para os humanos. Agora falta o goblin ladino mais rabugento de todos os reinos e mundos de fantasia medieval, Lablin, o goblin ladino, sendo que ladino em EZ D6 é gatuno.
Ficha de Personagem Econômica de EZ D6
Nome: Lablin
Karma: 3
Dado Heroico: 1
Trilha Heroica: gatuno.
Vida: 3 golpes.
Armadura: leve e ágil (salvaguarda contra ferimentos e salvaguarda milagrosa em 6, mas jogue 2 dados e use o maior resultado).
Trunfos de Trilha Heroica: tarefas relacionadas a destreza e acrobacia.
Habilidades de Trilha Heroica: emboscada; truques.
Espécie: goblin. Esconderijo e fendas; e visão noturna.
Inclinações: arrombamentos de fechaduras; caça-armadilhas.
Aspectos: pés ligeiros; tem sono muito leve.
Círculo de Feitiçaria: ausente.
Equipamento: ferramentas de profissão (arrombamento); baralho; arpéu; corda fina de 15m.
Poções: 0, a menos que tenha roubado de alguém.
Armas: duas adagas, para combate corpo a corpo e arremesso.
Pergaminhos: 0, a menos que tenha roubado de alguém.
Padrão de vida:
( ) Miserável
( ) Quebrado
(x) Moderado
( ) Rico
( ) Riqueza de Nobre
( ) Riqueza de Rei/Realeza
Observação: dizem que conheceu um bárbaro que havia sido do grupo de aventureiros que agiu junto com um bardo chamado Bartolomeu, que hoje é bem famoso fazendo shows em muitos reinos.
E para a indignação geral, EZ D6 esqueceu os meio elfos. Ouvi falar de uma barda meio elfa que está indignada, inclusive.
Observação: os personagens da Guilda do Combo foram criados (improvisados) por Rodrigo Rosas Campos. A Guilda do Combo é um grande grupo de mercenários que mistura personagens jogadores e NPCs, afinal, os mestres também combam e anões são valiosos como provadores de comida em vários reinos. Procure um agente recrutador da Guilda do Combo, pequenos talentos nos lugares certos também valem fortunas. E para não dizerem que impliquei de graça com a ficha nativa do sistema, eis a ficha padrão do EZ D6 do Melkir preenchida, compare com a minha:
Boas leituras e bons jogos!
Rodrigo Rosas Campos
P.S.: no evento onde este RPG foi garimpado teve muito mais coisa bacana!
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